Pessoas com deficiência intelectual e T21

A síndrome de Down

A síndrome de Down é uma anomalia cromossômica congênita, que consiste na presença de um cromossomo a mais no 21º par (trissomia do 21º par de cromossomos). Uma pessoa tem 23 pares de cromossomos, então uma criança comum tem 46 cromossomos e uma criança com síndrome de Down tem 47.

A síndrome de Down é caracterizada por uma aparência especial do paciente e uma diminuição nas habilidades intelectuais.

Deficiência Intelectual

Retardo mental (DI), também conhecido como dificuldade de aprendizagem generalizada, é um distúrbio de desenvolvimento mental generalizado caracterizado por comprometimento significativo do funcionamento intelectual e adaptativo.

É definido por um QI abaixo de 70, além de uma deficiência em dois ou mais comportamentos adaptativos que afetam a vida diária em geral. O comportamento adaptativo é definido em termos de habilidades conceituais, sociais e práticas relacionadas às tarefas que as pessoas realizam na vida diária.

Existem inúmeras organizações dedicadas a fornecer cuidados e serviços especializados a pessoas com deficiência intelectual. A condição é potencialmente tratável, com base em abordagens psicológicas, sociais, comportamentais, cognitivas e familiares. Foi demonstrado que os melhores resultados são geralmente observados nos casos em que as intervenções são prescritas em um estágio inicial.

Pular para o conteúdo